USO DO FREEZER

A principal vantagem do congelamento é economia de tempo; com apenas uma compra pode-se abastecer o freezer por períodos superiores a um mês.

Lembre-se que os alimentos devem ser sempre embalados para que não fiquem em contato direto com o ar frio e seco do freezer, evitando assim seu ressecamento.

Embale sempre os alimentos em pequenas porções para facilitar o descongelamento e evitar o desperdício, pois uma vez descongelados, os alimentos não devem ser congelados novamente. As refeições do dia a dia devem ser congeladas sempre depois de frias.

Para embalar os alimentos você pode usar: papel alumínio, papel toalha, travessas descartáveis de alumínio, sacos plásticos atóxicos brancos ou transparentes, filme de PVC auto-aderente, recipientes de plástico, travessas de louça refratária e formas de gelo.

Para melhor controle do tempo de estocagem e identificação dos alimentos armazenados em seu freezer, coloque em cada embalagem uma etiqueta. Mencione nela o tipo de alimento, data de congelamento, se o alimento já está pronto, semi-pronto ou ao natural, se há necessidade de se acrescentar algum outro ingrediente para finalizar o preparo (ex.: temperos, creme de leite...)

Para otimizar a utilização de seu freezer, organize os alimentos da seguinte maneira:

- 1a Prateleira - Frutos do mar e legumes;

- 2a Prateleira - Aves e carnes;

- 3a Prateleira - Pratos prontos;

- 4a Prateleira - Pães e biscoito.

Condicionador de ar de janela: Verifique a temperatura ambiente.

Não use água para apressar o descongelamento. A utilização da água diretamente sobre os alimentos é prejudicial, pois além de retirar os nutrientes essenciais, a água causa sensíveis danos e altera o sabor dos alimentos.

Alguns pratos e vegetais congelados em geral podem ser diretamente levados ao fogo ou ao forno, sem maiores preocupações (sempre em fogo brando e forno pré-aquecido).

O descongelamento em temperatura ambiente é indicado para pães, bolos e docinhos, sempre embalados.

Carnes cruas, laticínios e pratos prontos que levarem molhos cremosos devem ser descongelados na geladeira para voltarem ao seu estado natural sem perda de nutrientes ou de textura.

O degelo do freezer deve ser feito sempre que a camada de gelo ultrapassar 1 cm. Toda vez que descongelá-lo aproveite para fazer uma limpeza interna, usando sempre produtos não abrasivos, de preferência uma solução de água morna e bicarbonato de sódio (1 colher de sopa de bicarbonato para cada 1 litro de água).

Para uma limpeza mais detalhada em seu produto, recomendamos o degelo total, observando os seguintes passos:

1- Desligue o plugue da tomada;

2- Retire os cestos e os alimentos de dentro do freezer. Para manter os alimentos congelados, coloque-os em um refrigerador ou em uma caixa térmica. Pode-se ainda, envolvê-los em folhas de papel alumínio ou papel comum;

3- Coloque um recipiente sob o dreno de degelo para coletar a água;

4- Para acelerar o processo de degelo, coloque um ventilador, ligado, direcionado para o interior do produto;

5- Após o completo degelo do freezer, limpe o interior do produto e os cestos utilizando um pano molhado em uma solução de água e bicarbonato de sódio (dissolva 1 colher de sopa de bicarbonato em 1 litro de água);

6- Enxugue cuidadosamente o produto.

Para saber como congelar e descongelar cada tipo de alimento e quanto tempo estes podem ficar estocados no freezer sem perda das qualidades nutritivas, consulte as tabelas de congelamento, na seção "Congelamento ".